Sentinel Recon Workbook


Sabemos que o Microsoft Sentinel é uma ferramenta para capturar, analisar e gerar insights de segurança para operações e SOC.
Uma vez que temos milhares de sinais e eventos dentro do Sentinel, podemos analisar diversas situações com seu uso.
Vamos abordar aqui um Workbook que está na galeria da comunidade que tem o nome Sentinel Recon que tem como função permitir a pesquisa de forma inteligente aos dados coletados.

Instalando o Workbook

O primeiro passo é procurar e salvar no seu ambiente o template. Procure com o nome "Recon" em Templates como abaixo:

Utilizando o Workbook

Uma vez aberto, use-o na aba "My workbooks". Configure a assinatura de Azure onde está o seu Log Analytics que suporta o Sentinel, e inclua o periodo de pesquisa desejado. 
Obviamente, quanto maior o periodo mais lento ele ficará para retornar os dados e dependendo do tamanho do ambiente poderá ocorrer erro de timeout.
No exemplo abaixo usei o Recon para validar os agentes que tenho instalado, tanto nativos como Arc, onde ele me dá uma visão da ingestão de dados e permitindo nas tabelas de detalhes filtrar o que desejo analisar:

Outra pesquisa que me retornou dados interessantes é utilizando os recursos "Azure Activity" e "Security Events" onde assim como exemplo anterior passo a ter uma visão do fluxo de eventos ingeridos pelo Sentinel e utilizei alguns filtros para saber a origem especifica de determinados eventos e atividades:


Conclusão

Use este workbook junto com o Sentinel para vasculhar e descobrir detalhes do que está sendo analisado e ingerido de forma fácil e inteligente.
Os comentários estão fechados