FAQ de Certificações na Familia System Center: Exames e Cursos Oficiais

Eu recebo e atendo clientes constantemente aqui no Centro de Treinamento (CPLS) em que trabalho com dúvidas sobre certificações da familia de produtos Sharepoint. Então segue um breve FAQ sobre isso:

  1. Existem certificações para todos os produtos da familia System Center?
    Resposta:
    Não. Existe certificação para 4 dos produtos, os principais como no gráfico abaixo. Os produtos System Center Essentials não tem certificação porque é um subset do SCCM e do SCOM. Tambem não há exame para o SCSM (Service Manager) ainda, mas em breve haverá pois já houve o anuncio de que está perto do lançamento final. Por ultimo não há e nem haverá certificação para os produtos System Center Capacity Planner já que esse produto está sendo descontinuado.
  2. Está disponivel as certificações série Profissional (MCITP) para os produtos System Center?
    Resposta: Não
    . Os produtos System Center possuem apenas a série especialista (MCTS), como no gráfico acima. O motivo é que estes produtos são complementares a infraestrutura existente. Por exemplo, a pessoa que se certificar no SCVMM deveria ter, não obrigatoriamente, o exame de Windows Hyper-V. Para o SCCM o candidato deveria ser um MCITP em suporte e para o SCOM já ter experiencia e certificação MCITP/MCSE em Windows Server.
  3. Existem cursos oficiais para os produtos System Center?
    Resposta
    : Sim, parcialmente. Conforme o gráfico abaixo mostra o SCOM e o SCDPM utilizam um curso da linha Courseware Library que não são cursos desenvolvidos pela Microsoft e sim por parceiros ou MCTs que passaram por um processo de aprovação da comunidade. Isso não implica em queda de qualidade, mas apenas é um formato que a Microsoft disponibilizou para que parceiros tambem pudessem comercializar treinamentos de qualidade.
  4. É dificil ser aprovado nos exames de System Center?
    Resposta: Nem sim, nem não. Os exames de System Center não são tão dificeis como eram os de design de AD, por exemplo, onde o curso preparava de forma muito superficial o aluno para o exame, já que os treinamentos abrangiam configuração e design teórico enquanto o exame era estudo de casos reais. Porem, nos novos exames, o que inclui Windows 2008, Windows 7 e outros produtos, os cursos já estão mais voltados a certificação com material de estudo no CD/DVD que vem na apostila. E você sempre tem a opção de assistir os webcasts no TechNet (www.microsoft.com/brasil/technet) e os preparatórios para exame (http://cli.gs/4nDBzX).

Bem, espero ter ajudado e conforme surgirem novas perguntas vou incluindo no post.

Os comentários estão fechados