Erro na Instalação do Agente SCOM 2012 SP1 ou R2 via Windows Update

O update do agente de monitoração do System Center Operations Manager SP1 e R2 pode causar alguns erros ao ser instalado, mesmo que por Windows Update, no Windows Server 2008 R2 e até no Windows Server 2012 em alguns casos.

O problema costuma acontecer na instalação do APM, um componente utilizado para fazer a monitoração de aplicações no IIS, muito conhecido por trazer a performance de queries e páginas em Java e .NET.

SINTOMA

Caso ao instalar o Windows update e verificar o erro no Event Viewer encontrar o erro abaixo, o APM está com problemas:

Product: Microsoft Monitoring Agent -- Error 1923.Service '@C:\Program Files\Microsoft Monitoring Agent\Agent\APMDOTNETAgent\InterceptSvc.exe,-100' (System Center Management APM) could not be installed. Verify that you have sufficient privileges to install system services.

image

CAUSA

Muitos problemas podem ter gerado esse erro, em alguns casos pode até ser necessário reinstalar o IIS.

Porem, como o recurso de Application Monitoring é usado em casos muito especificos e muitas vezes este erro acontece em servidores diversos, como por exemplo, servidores do System Center, Exchange ou outros que não iremos monitorar a aplicação, não há a necessidade de debugar o erro detalhadamente.

RESOLUÇÃO

Encontre no diretório do Windows Update (C:\Windows\SoftwareDistribution) o arquivo do agente, que na versão R2 UR2 é o KB2929891-AMD64-Agent.msp:

image

Execute o comando abaixo que instala o agente manualmente com o MSIEXEC sem a opção do agente de APM:

msiexec /update KB2929891-AMD64-Agent.msp NOAPM=1

image

Importante: O ideal é realmente resolver o problema pois outros updates poderão gerar erro novamente. Mas para isso será necessário utilizar o LOG do MSIEXEC e verificar os componentes que estão com problema.

Os comentários estão fechados